Lavanderia H2O em Lorena, Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais
Menu

COMO MANTER TAMANHO DE ROUPAS

por em Curiosidades


Como manter o tamanho das roupas ao lavar

Não há nada mais desagradável do que vestir a roupa logo após lavar e perceber que ficou curta ou justa. Ou, no caso das blusas de lã, esticaram demais. Não se preocupe. É possível evitar que isso aconteça de maneira bem simples.

Para não encolher

Primeiro passo: leia e siga rigorosamente as instruções da etiqueta. Nela estão explicados todos os detalhes e cuidados necessários para lavar a peça sem danificá-la. Caso não entenda as recomendações, vale uma consulta sobre o significado dos símbolos.

Segundo passo: verifique a temperatura da água para cada etapa da lavagem. Água quente aumenta a possibilidade de encolhimento da peça. Roupas delicadas e com tecidos que podem encolher devem ser lavadas em água fria. Roupas que pedem para ser lavadas à mão jamais devem ir para a máquina. Se for, pode dizer adeus à peça. Ela não resistirá.

Terceiro passo: a secadora também é uma vilã nesse aspecto. O calor provoca a diminuição das fibras dos tecidos, fazendo com que encolham. O melhor é secar sua roupa ao ar livre ou estendê-las dentro de casa.

COMO MANTER TAMANHO DE ROUPAS

COMO MANTER TAMANHO DE ROUPAS

Dica:

Há uma mistura simples que ajuda a evitar o encolhimento: misture numa bacia água fria com uma mão cheia de sal grosso. Coloque a peça de roupa de molho por 12 horas nessa mistura. Depois retire e passe por água fria. Com isso, a peça de roupa estará imune a encolher com facilidade e ajuda também a fixar a cor.

COMO MANTER TAMANHO DE ROUPAS

COMO MANTER TAMANHO DE ROUPAS

Para retornar ao tamanho original:

Blusas de lã, quando esticam, não precisam ser descartadas. Há uma medida simples que recupera o tamanho. Mergulhe os punhos ou a blusa em água quente e seque com o secador de cabelo, com o ar bem quente. Você vai notar que voltará ao tamanho normal.  Se a blusa encolheu, deixe-a de molho em um recipiente com água e xampu de cabelo. Depois coloque em outro recipiente com água fria. O xampu sairá sozinho da peça e você pode secá-la. Ela voltará ao normal.

COMO MANTER TAMANHO DE ROUPAS

COMO MANTER TAMANHO DE ROUPAS

Aproveite as dicas e bom trabalho!

 


Deixe um comentário